O Factoring é uma atividade de prestação de serviços continuados, variados e abrangentes, conjugada com a aquisição de direitos creditícios decorrentes de vendas.

Deve deve ser prestado por empresa profissionalmente habilitada, especializada em praticá-lo e destina-se a fomentar a atividade de pequenas e médias empresas, o seu mercado-alvo.

Essas empresas costumam apresentar dificuldades para identificar e dimensionar as suas deficiências, principalmente no que tange a seleção de riscos, ao acompanhamento de suas contas a receber e a pagar, controle de estoques, formação de custo e preço de seus produtos, conhecimento do mercado em que atua, atividades que, por acarretar um custo elevado, normalmente são negligenciadas, até porque, por ser pequena, a empresa não tem condições financeiras de contratar um profissional ou uma consultoria para cuidar do seu departamento administrativo e financeiro.

Sendo assim, a atividade de Factoring engloba:

compra de direitos creditícios, títulos de crédito e/ou faturamento, decorrentes de vendas mercantis ou da prestação de serviços efetuadas pela empresa cliente aos seus
compradores/consumidores. Trata-se da transformação das vendas a prazo em caixa.

relação continuada entre a sociedade do fomento mercantil e sua empresa cliente, regulada pela celebração de contrato de fomento mercantil;

estreitamento das relações entre a empresa cliente e a sociedade de factoring, de seleção de vendas, análise de crédito, avaliação de riscos, acompanhamento do contas a receber, da qualidade dos ativos, da liquidez da carteira, entre outros;

O fomento mercantil, praticado dentro da legalidade, oferece inúmeros benefícios para a empresa cliente, cabendo destacar os seguintes:

parceria: aconselhamento técnico ao empresário em suas decisões importantes e estratégicas, além do apoio às suas atividades rotineiras;

intercâmbio de know how e tecnologias;

eliminação de seu endividamento, uma vez da transformação da carteira de recebíveis em caixa;

terceirização do capital de giro;

possibilidade de aumento no rentabilidade da empresa cliente, com operações de engenharia financeira;

possibilidade de alavancagem de faturamento, com mais planos e condições de pagamento;

melhora da competitividade no ramo de negócio e racionalização dos custos, permitindo-lhe aprimorar a produção e as vendas.